Ads  

As plantas, flores e demais vegetais são parte do nosso dia a dia. Entretanto, muitos de nós conhecemos pouco a respeito dessas plantas, seja por falta de interesse de pesquisar mais ou simplesmente porque não dispomos de meios capazes de realizar essa pesquisa.

Entretanto, com os aplicativos para identificar plantas, você pode ter acesso a uma biblioteca enorme de plantas que já foram catalogadas, bem como saber qual delas se trata aquela que está próxima de você, catalogar novas espécies e muito mais, tudo isso utilizando apenas o seu celular.

Isso porque esses aplicativos permitem que você compare aquela planta, flor ou fruto que está com a câmera apontada, com os demais que já foram catalogados e fazem parte da base de dados do aplicativo. Assim, você nunca mais vai ficar em dúvida a respeito de qual espécie é aquela, haja vista que agora poderá utilizar os aplicativos para identificar plantas e saber exatamente qual é aquela.

Portanto, se você gosta de aprender mais e tem interesse em identificar essas plantas, continue a leitura desse texto e saiba mais sobre os melhores aplicativos para identificar plantas que selecionamos, bem como tire todas as suas dúvidas.

PlantNet

Este é um dos excelentes aplicativos para identificar plantas. PlantNet busca no banco de dados de plantas na Internet por anotações e pesquisas, mostrando várias características básicas da espécie. Neste aplicativo, mais de 3 mil espécies de plantas foram registradas e registradas.

  Ads  

Vale destacar que o aplicativo foi desenvolvido pela equipe científica da rede Tela Botânica, além de uma parceria com a Fundação Agrópolis. Portanto, torna-se uma ferramenta muito confiável para pessoas que lidam com esse tipo de informação e pessoas que só gostam de plantas. 

Aplicativo disponível na Google Play e Apple Store

PlantSnap

O PlantSnap faz parte do grupo dos melhores aplicativos para identificar plantas. Com ele, você pode identificar os tipos de árvores, flores e plantas por meio do banco de dados do aplicativo. 

Ele não apenas coleta informações sobre as plantas de diferentes partes da terra, mas também ajuda você a entender rapidamente as espécies com as quais está lidando.

Você também pode acessar o mapa de espécies, permitindo que os usuários encontrem plantas próximas de sua localização ou de todas as regiões do Brasil, ou até do mundo.

Aplicativo disponível na Google Play e Apple Store

Picture This

Imagem Tem uma função semelhante ao aplicativo acima. Com ele, você poderá descobrir os tipos de flores e árvores. 

É muito simples de usar, você só precisa de fotos ou imagens de plantas específicas, e o próprio aplicativo fornecerá informações sobre espécies de plantas, ciência e nomes populares.

No entanto, se também tiver interesse em criar o seu próprio jardim, a aplicação dispõe de uma ferramenta que lhe permite consultar especialistas na área das flores e jardinagem e dar dicas relevantes.

Aplicativo disponível na Google Play e Apple Store

LeafSpot

Com o LeafSpot, você pode usar as folhas das plantas para descobrir qual planta é específica. Além de realizar essa operação de forma rápida, as informações fornecidas também são muito eficazes e precisas.

Essas informações são obtidas de um banco de dados que permite aos usuários identificar plantas de qualquer parte do mundo. Ao usá-lo, você só precisa da foto da planta ou apenas de suas folhas. 

Desta forma, todas as informações relevantes serão exibidas na tela do seu dispositivo. Mais importante, o aplicativo permite que você converse com profissionais e especialistas da área ou use as bibliotecas disponíveis no chat. Essa é uma excelente opção de aplicativos para identificar plantas.

Aplicativo disponível na Google Play

Gardênia

Aplicativo indicado para quem se interessa por jardinagem e botânica, o Gardenia pode ser usado para identificar plantas de forma simples. O banco de dados do aplicativo possui mais de 2.000 espécies registradas. 

Além disso, ele também fornece algumas dicas de jardinagem para iniciantes ou profissionais que precisam de ajuda.

 O número de espécies cadastradas ainda pode ser aumentado, pois o aplicativo será atualizado com novas espécies e até mesmo novos recursos a cada semana com base nas atualizações.

Com as gardênias, você também pode aprender a fertilizar plantações, regar as plantas de cada espécie e outras informações sobre como cuidar das plantas.

Aplicativo disponível na Google Play e Apple Store

Flora Incógnita

Este aplicativo foi criado especialmente para a identificação automática de espécies de plantas. No entanto, é importante notar que é particularmente limitado a espécies localizadas na Europa Central. Para usar o Flora Incognita, você só precisa tirar uma foto ou enviar uma imagem da planta sobre a qual deseja obter informações. Além do nome, você também receberá dados e informações sobre a espécie. 

Aplicativo disponível na Google Play

iNaturalist

Talvez um dos produtos mais famosos do mercado seja o iNaturalist. A diferença é que além de identificar espécies de plantas, o aplicativo também pode ser usado para identificar espécies de animais em todo o mundo. 

Uma comunidade de mais de 300 mil cientistas é responsável por fornecer o banco de dados do aplicativo.

Além disso, o iNaturalist permite que os usuários registrem suas próprias observações e compartilhem mais informações com membros da comunidade e outros usuários. 

Aplicativo disponível na Google Play e Apple Store

Mushroom App

Identificação de cogumelos, anteriormente conhecido como Champignouf, é um aplicativo que se concentra inteiramente na identificação de tipos de cogumelos. 

Esta é uma ótima opção para quem normalmente cultiva ou come cogumelos ou vive em áreas com muitos cogumelos. O banco de dados do aplicativo contém mais de mil espécies registradas.

No entanto, ele ainda está em desenvolvimento, portanto, pode haver alguns problemas com o aplicativo.

Aplicativo disponível na Google Play

Picture This

Imagem Permite fazer upload de imagens ou pesquisar por nome (em diferentes idiomas). Infelizmente, não está disponível gratuitamente.

Ao usar a câmera para tirar fotos ou fazer upload de quaisquer fotos, com a ajuda da tecnologia de inteligência artificial, você pode obter resultados de reconhecimento instantâneos e precisos. 

De acordo com o teste do fundador, existem mais de 10 mil espécies no banco de dados de plantas, com uma taxa de acerto de 90%.

Aplicativo disponível na Google Play e Apple Store

  Ads