Ads  

O CNS (Cartão Nacional de Saúde) é utilizado para fazer a identificação de cidadãos que estão registrados no Sistema único de Saúde principalmente em iniciativas como a vacinação. Dessa forma, é necessário possuir esse cartão, contudo em um cenário de pandemia. Se caso você tenha perdido a versão física do seu cartão por algum motivo, você pode solicitá-lo através da internet. 

Por meio da plataforma Conecte SUS, o qual está disponível na web, para Android e IOS, é possível estar acessando todos os termos de serviços digitais do SUS e não apenas o CNS.

  Ads  

Caso você tenha interesse em saber mais, continue acompanhando a leitura deste post, pois aqui separamos tudo que você precisa saber sobre a emissão do cartão virtual. Confira!

Veja também:
Aplicativos que simulam como será seu bebê
Veja como assistir futebol pelo celular – Melhores aplicativos
Descubra com qual famoso você se parece – Veja a lista de aplicativos

Como fazer o cartão SUS digital?

Após você fazer o cadáver em gov.br você já vai ter acesso a sua senha Então você só precisa ir até a loja de aplicativos do seu celular e baixar o app Conecte SUS, na tela principal do do aplicativo na parte inferior do celular você deve clicar na opção “Pular” em seguida em “Entrar”. 

Esse aplicativo irá solicitar uma conta, vai ser necessário que você insira o número do seu CPF e a senha cadastrada no portal gov.br, após realizar o preenchimento do cartão SUS insira sua data de nascimento e e-mail, e então basta autorizar acesso aos dados pessoais. 

Para você ter o seu número de cartão nacional de saúde completo em seu celular, será preciso que você envie uma foto de perfil e você poderá tirar uma selfie diretamente pelo aplicativo ou enviar uma foto da sua galeria. Depois de exportar o seu cartão SUS está tudo pronto para utilizar o aplicativo.

Aplicativo disponível na Google Play e Apple Store

Como solicitar o cartão SUS impresso 

Caso você prefira a versão impressa do seu cartão SUS, você só precisa ir até uma unidade básica de saúde, ou em um posto de atendimento e levar consigo seu CPF, RG e comprovante de residência. O cartão é feito imediatamente em questão de poucos minutos.

Já para tirar a segunda via do cartão o procedimento não muda, é necessário que você compareça ao um postinho de saúde e faça a solicitação de modo simples e prático. O atendimento do SUS requer uma apresentação do cartão, para determinados agendamentos de cirurgias, consultas ou procedimentos médicos, o  cartão é fundamental, entretanto para um atendimento de urgência, o cidadão poderá receber assistência médica mesmo não apresentando o cartão SUS. 

As vantagens de adquirir o cartão do SUS digital vai estar no aplicativo em seu celular e você poderá acessá-lo em qualquer hora e em qualquer lugar. Esse cartão é ligado ao número de reconhecimento Nacional entre outras informações. 

Como fazer a consulta do seu cartão

Para estar consultando o seu cartão SUS é muito simples e descomplicado, você só precisa clicar na opção “Mais” que fica fixada na parte inferior do seu celular, depois você só precisa clicar em “Acessar Agora” depois insira os seus dados que vão ser solicitados para conseguir acessar, o seu cartão digital vai aparecer com foto e com o número do seu cartão do SUS. 

Qual é a vantagem de utilizar o cartão através de um app?

Utilizando o seu cartão SUS digital você tem algumas vantagens. 

  • Você ter a facilidade de estar com o seu cartão SUS em todos os lugares
  • Além da praticidade você também perderá um medo de esquecer ou perder o seu cartão
  • Irá conferir as possíveis datas corretas para doar sangue
  • Poderá visualizar o agendamento das suas consultas
  • Ferramenta de acesso à transplante de órgão
  Ads