Ads  

Visando beneficiar milhões de brasileiros, o governo nacional decidiu antecipar aos meses fevereiro e março o Abono Salarial, que antes era recebido ao longo de todo ano, com um calendário muito mais espalhado.

Isso se deve principalmente à crise do ano de 2020, que dificultou o recebimento do benefício. Agora os trabalhadores não precisarão esperar tanto para receber os valores referentes ao PIS/Pasep.

Além disso, outro ponto importante de se divulgar é que, os moradores das regiões atingidas pelas fortes chuvas de fim de ano serão priorizados, de modo que receberão o valor logo no primeiro dia de pagamento.

  Ads  

Antecipação do abono salarial 2022

O Abono Salarial realmente será antecipado, ou seja: não haverá necessidade de esperar todo o ano para enfim receber o valor referente ao PIS/Pasep.

Essa foi uma medida encontrada pelo governo federal para beneficiar os trabalhadores brasileiros, de modo a tornar mais facilitado o acesso ao benefício. Vale lembrar que existem alguns critérios para receber o valor.

Ao longo desta leitura você descobrirá como fazer a consulta do seu número PIS, bem como a sua elegibilidade para o recebimento do benefício. Fique conosco ao longo desta leitura!

Como saber meu número PIS?

Para descobrir o número PIS, existem duas opções: a primeira é baixando o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, enquanto a segunda opção é ligar no telefone 158 e se informar diretamente com a central.

Ambas as opções são bem simples e te dão a possibilidade de efetuar a consulta sem sequer sair de casa. O aplicativo traz uma interface extremamente intuitiva e fácil de entender, que possibilita que o usuário realize a sua consulta sem grandes dificuldades.

Agora, para aqueles que preferirem ligar no telefone indicado acima, basta escutar atentamente às opções e, em sequência, digitar a opção que melhor atende, aguardando que a ligação seja repassada para um atendente.

Quem tem direito ao Abono Salarial?

Milhões de brasileiros serão beneficiados com o abono salarial no ano de 2022, então vale a pena descobrir se você tem ou não direito a isso.Existem alguns pré-requisitos eliminatórios que te darão ou não direito ao Abono Salarial, sendo eles:

  1. O trabalhador não pode receber mais do que dois salários mínimos por mês. Caso exceda essa cota, ele não poderá receber o benefício. Vale a pena lembrar que o Abono Salarial ainda é um benefício para trabalhadores de renda mais limitada.
  2. O trabalhador precisa estar inscrito no PIS/PASEP há no mínimo cinco anos. Caso esteja inscrito a menos tempo que isso, precisará aguardar esse período para começar a ter acesso aos benefícios.
  3. É necessário que o interessado tenha trabalhado ao menos trinta dias no ano de 2020, sendo este outro fator eliminatório.
  4. O benefício é válido somente para pessoas que trabalham no regime de carteira assinada. Ou seja, trabalhadores informais não serão beneficiados.

Qual a diferença entre PIS e PASEP?

Este é, certamente, um ponto que gera muitas dúvidas. Na verdade, PIS e PASEP são coisas diferentes, mas que contam com finalidades bastante parecidas.

O PIS está voltando aos trabalhadores de empresas privadas, ou seja: pessoas que trabalham para firmas de pequeno, médio ou grande porte, sendo elas das mais diversas áreas.

Agora, o PASEP por sua vez atende os trabalhadores de cargos públicos, ou seja: que não prestam serviços para empresas privadas. Ambos os tipos de trabalhadores terão acesso ao mesmo benefício.

Qual valor do abono salarial?

O abono salarial será distribuído com valores distintos para cada trabalhador, variando principalmente de acordo com o valor do salário recebido pela pessoa. Ou seja: quanto maior o seu salário, maior tende a ser o abono.

Mas, vale relembrar que só são elegíveis para o recebimento do benefício os trabalhadores que recebem até dois salários mínimos.

Calendário do abono salarial 2022

No ano de 2022, diferentemente dos outros anos, o abono salarial será distribuído em um período menor de tempo, de forma mais geral. Ou seja: todos os beneficiados receberão no mesmo período e não ao longo de todo o ano como anteriormente.

A partir do dia 8 de fevereiro os valores começarão a ser distribuídos, primeiro para os moradores das regiões que foram afetadas pelas fortes chuvas de fim de ano. Em sequência, os demais trabalhadores começarão a receber também.

Os pagamentos se estenderão até o fim de março, então vale a pena se atentar ao calendário para descobrir em que momento você poderá sacar o seu benefício.

Sem dúvidas, o recebimento do Abono Salarial é um dos momentos mais esperados pelos trabalhadores de todas as áreas, e, com certeza, recebê-lo antecipadamente também facilitará o início do ano de milhões de brasileiros.

E você? Já consultou se tem direito a receber o abono salarial? Acesse o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e fique por dentro!

  Ads