Ads  

O Bolsa Família se trata de um programa do Governo Federal que funcionou durante 18 anos e visava retirar famílias em situação de vulnerabilidade social da pobreza e extrema pobreza, assim como garantir o acesso das crianças e adolescentes a escola, o preenchimento do cartão de vacina, garantindo que os mesmos tomassem e o acompanhamento da saúde das mulheres.

A partir do ano de 2021 o Bolsa Família se tornou o programa Auxílio Brasil que continua com diretrizes do antigo programa, mas inclui novas diretrizes e muda algumas coisas como valores.

Desse modo, a partir do fim do mês de novembro os beneficiários do programa bolsa família passaram a receber o Auxílio Brasil, que também contempla famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.

  Ads  

Veja também:
Aplicativos de glicose – Veja como funciona!
Melhores aplicativos de karokê pelo celular – Confira!
Veja como mudar o seu rosto – Melhores aplicativos

Como funciona o Auxílio Brasil?

O Auxílio Brasil foi disponibilizado a partir do mês de novembro e tem a finalidade de substituir o programa bolsa família. Além disso, o novo programa abarca nove modalidades distintas de benefícios destinados à educação, saúde, emprego, assistência social e renda.

O Governo Federal informou que o programa contará com um reajuste de 20%, e visa pagar as famílias em torno de 400,00 reais, no entanto, inicialmente, o valor estará entre 200,00 reais.

Quem vai receber o Auxílio Brasil?

O Ministério da Cidadania informou que os beneficiários no novo programa serão os indivíduos que comprovarem:

  • Ter uma renda mensal familiar por pessoa de 89,00 reais;
  • Ter uma renda mensal familiar por pessoa de até 178,00 reais, em situações onde as famílias sejam integradas por nutrizes, gestantes e crianças ou adolescentes de até 17 anos;
  • A família deverá estar cadastrada no CadÚnico e com informações atualizadas há no mínimo 2 anos.

Basicamente, os benefícios do Bolsa Família, vão continuar recebendo e o novo programa estabeleceu esse limite de renda para que selecionasse pessoas que realmente precisam desse auxílio financeiro.

Desse modo, só vão ser excluídos antigos beneficiários do Bolsa Família que não se encaixarem nesses requisitos de renda, que continuam sendo os mesmos valores exigidos pelo Bolsa Família.

Como solicitar o Auxílio Brasil?

O programa Auxílio Brasil, assim como o Bolsa Família inseria as famílias no programa de benefício do Governo por meio da inscrição no CadÚnico. Nesse sentido, quem deseja receber o auxílio Brasil deverá se cadastrar no CadÚnico. 

As pessoas que podem se cadastrar no CadÚnico são aquelas que tem uma renda mensal de até meio salário mínimo por membro – R$ 550,00 e renda mensal de até três salários mínimos R$ 3.300.

Ademais, esse cadastro é realizado em setores específicos, que cotidianamente costuma ser disponibilizado nos Centros de Referência e Assistência Social – CRAS. 

Para realizar esse cadastro é preciso: levar o CPF ou título de eleitor; carteira de identidade; certidões de nascimento e casamento; carteira de trabalho e quando forem famílias indígenas é preciso levar o RANI – Registro Administrativo de Nascimento Indígena.

Até o presente momento, não é possível realizar esse cadastro de maneira online, apenas presencial, assim como não existe nenhuma plataforma online para realizar a efetivação da inscrição.

Portanto, ao se dirigir a uma entrevista presencial, o indivíduo irá preencher um formulário, em seguida passará por uma entrevista coma uma assistente social.

Feito isso, é possível acompanhar a inserção das informações por meio do site www.meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico ou por meio do aplicativo Meu CadÚnico disponível para smartphones.

Datas de pagamento mês de dezembro de 2021

  • Beneficiários com NIS final 1: recebem dia 10 de dezembro de 2021; 
  • Beneficiários com NIS final 2: recebem dia 13 de dezembro de 2021; 
  • Beneficiários com NIS final 3: recebem dia 14 de dezembro de 2021; 
  • Beneficiários com NIS final 4: recebem dia 15 de dezembro de 2021;
  • Beneficiários com NIS final 5: recebem dia 16 de dezembro de 2021;
  • Beneficiários com NIS final 6: recebem dia 17 de dezembro de 2021; 
  • Beneficiários com NIS final 7: recebem dia 20 de dezembro de 2021;
  • Beneficiários com NIS final 8: recebem dia 21 de dezembro de 2021; 
  • Beneficiários com NIS final 9: recebem dia 22 de dezembro de 2021; 
  • Beneficiários com NIS final 0: recebem dia 23 de dezembro de 2021.

Os antigos Bolsa Família receberão o auxílio Brasil poderá utilizar o mesmo cartão e senha.

  Ads