Ads  
Conheça Os Melhores Sites E Apps Para Descobrir Seus Antepassados

Você já teve curiosidade de descobrir seus antepassados? Desvendar as suas origens?Então, conheça os melhores sites e apps para descobrir seus antepassados!

Essa é uma dúvida que muitas pessoas têm e gostariam de descobrir a resposta. E com as tecnologias de hoje, ficou muito mais fácil descobrir esse tipo de informação.

Existem vários aplicativos e sites que podem te ajudar nessa jornada pelo passado. E hoje nós separamos alguns dos melhores, confira!

  Ads  

1.     Arquivo Nacional

Um dos primeiros sites que você pode consultar para descobrir seus antepassados. Entre os anos de 1875 e 1910 muitos descendentes de imigrantes desembarcaram no Rio de Janeiro. E boa parte dessa jornada ficou registrada no Arquivo Nacional.

Ele tem um link, gratuito, que pode ser facilmente acessado e que mostra a base de dados com “Entrada de Estrangeiros no Brasil – porto do Rio de Janeiro”. Para se ter uma ideia do tamanho desse banco de dados, ele tem mais de 1,3 milhão de nomes de estrangeiros que acabaram entrando no Brasil através do Rio de Janeiro, durante esse período.

Para fazer essa consulta é bem simples, é só clicar nesse link e clicar na opção localizada no lado esquerdo.

2.     Family Search

Mais um dos sites para descobrir seus antepassados é o Family Search. Essa plataforma tem ajudado pessoas do Brasil inteiro a encontrar seus parentes, e até mesmo promovendo grandes reencontros.

Nesse site o usuário pode consultar documentos oficial, bem como informações, de imigrantes que desembarcaram no Brasil entre os anos de 1902 e 1980.

Muitas pessoas conseguem informações de avós ou até mesmo bisavós. Para acessar esse banco de dados é só acessar esse link.

3.     MyHeritage

Outra excelente alternativa para quem deseja consultar dados e talvez descobrir mais informações sobre seus antepassados é o site MyHeritage. Através dele é possível criar uma árvore genealógica.

O bacana é que ele oferece vários serviços adicionais bem bacanas. É possível, por exemplo, animar fotos antigas da família, para dar um toque todo especial para essa lembrança.

Além disso, através do MyHeritage DNA é possível descobrir até mesmo as etnias que têm no seu DNA. E é bem simples de fazer:

  • Primeiro você irá encomendar o seu kit DNA de forma online através do MyHeritage;
  • Ele chegará na sua casa onde você irá coletar uma amostra da bochecha;
  • Em seguida você irá enviar a amostra para o site;
  • Essa amostra será analisada pelo laboratório do MyHeritage;
  • Em cerca de 3 ou 4 semanas será possível ver os resultados.

Existem duas modalidades de análise de DNA que é possível fazer. A primeira delas é o Kit de DNA do MyHeritage que permite que você descubra suas origens dentre 2,114 regiões, bem como tenha a possibilidade de encontrar parentes através de DNA compartilhado.

A segunda modalidade Kit de DNA do MyHeritage + 30 dias de teste gratuito do Plano Completo. Nessa assinatura é possível:

  • Descobrir suas origens dentre 2,114 regiões;
  • Possibilidade de encontrar parentes por meio do DNA compartilhado;
  • Descobrir o histórico familiar;
  • Faça a sua árvore genealógica;
  • Você poderá explorar mais de 16 bilhões de registros históricos;
  • O usuário é possível acessar várias ferramentas do MyHeritage.

4.     Museu da Imigração

Outra excelente plataforma para descobrir seus antepassados é o site do Museu da Imigração do Estado de São Paulo.

Essa é uma das principais entidades quando o assunto é história, e ele herdou todo o arquivo do antigo Memorial do Imigrante.

O bacana é que, além de consultar o acervo on-line do Museu da Imigração do Estado de São Paulo, você também pode visitar a antiga Hospedaria que abrigava os imigrantes que chegavam no Brasil.

O local possui um vasto acervo que tem desde fotos até mesmo móveis. É uma ótima alternativa para quem gosta de uma experiência mais imersiva. Essa hospedaria fica na Rua Visconde de Parnaíba, 1316, São Paulo, capital.

Mas se você preferir, pode acessar apenas o acervo online através desse link.

5.     Ancestry

Por fim, mas não menos importante, existe o site Ancestry. Essa é uma ferramenta que consegue descobrir muito sobre os seus ancestrais, através do sobrenome.

O acesso gratuito dessa plataforma permite que o usuário apresente uma série de dados detalhados. Com base nessas informações é possível ver onde o seu sobrenome tem registros históricos.

Esse site fornece desde a origem do nome, até dados demográficos. Além disso, a plataforma também fornece uma série de documentos históricos, como arquivos oficiais e até mesmo certidões.

Outra grande vantagem do Ancestry é que você pode construir a sua árvore genealógica. Essa é uma ótima ferramenta para quem deseja fazer um mapeamento da família, ou até mesmo apresentar algum trabalho.

Essa plataforma está disponível tanto para computador, como para dispositivos Android e iOS. A plataforma é totalmente em inglês.

Gostou dessas dicas? Então não deixe de assinar a nossa newsletter e fique por dentro de mais conteúdos como esse.

  Ads